Campo Grande, MS - BR

Pesquisa e Ciência

Referência

Laboratório de Ictiologia do Imasul

Após seis anos, a estrutura montada pelo Governo do Estado para a conservação e manutenção de 220 espécies de peixes que serão futuramente transferidas para os tanques do Aquário do Pantanal tornou-se um laboratório de referência, com destaque internacional devido aos resultados obtidos nas pesquisas sobre peixes de água doce realizadas no local.

Até o momento, os profissionais que trabalham no agora denominado “Laboratório de Ictiologia do IMASUL – LII”, realizaram a reprodução de 60 espécies de peixes, sendo 31 delas nativas dos rios da região pantaneira. 16 desses registros são inéditos no mundo e outros nove foram documentados pela primeira vez no Brasil.

Esses resultados já estão sendo transformados em artigos científicos e serão submetidos a publicações nacionais e internacionais, contribuindo na produção de conhecimento na área de Ictiologia (ramo da zoologia que estuda os peixes), além de também contribuir com técnicas inovadoras para a piscicultura.

Atualmente este é o maior laboratório de peixes pantaneiros do mundo, com 150 tanques ativos que abrigam 220 espécies de peixes neotropicais: 151 espécies pantaneiras; 55 da Amazônia; 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central.

Com relação à produção científica, o “carro-chefe” é a atualização do inventário da ictiofauna da bacia do Alto Paraguai que se materializará com a publicação do Guia ilustrado dos Peixes do Pantanal e Entorno.

Produção Cientifica

Sobre o Projeto

O Laboratório de Ictiologia foi assumido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) em junho de 2015. Atualmente, a equipe responsável pelo laboratório e manutenção dos tanques e aquários da Quarentena conta com técnicos ligados ao Imasul e profissionais contratados por meio de convênio com a Fundect.

Equipe

A equipe do laboratório de Ictiologia da Quarentena do Aquário do Pantanal é formada pelo biólogo Heriberto Gimênes Junior, coordenador técnico do Laboratório; Ricardo Rech, biólogo, Mestre em Ecologia, responsável por produção científica e manejo de peixes neotropicais; Carla Laryssa Kovalski Dias, bióloga, responsável pelo bem-estar animal e manejo de peixes neotropicais; Edson Pontes, médico veterinário, responsável pela produção científica, controle e biossegurança do plantel e Frederico Antônio Basmage, zootecnista, responsável pela nutrição e manejo de peixes neotropicais.

Laboratório de Ictiologia do Imasul

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.